Cabeçalho do Blog

bandeira-brasil-imagem-animada-0009
Encontre-nos
OLÁ, BEM-VINDO!   INSCREVA-SE ANTES NO NOSSO G+ PARA DEPOIS SOLICITAR LINKS EXCLUSIVAMENTE POR EMAIL!

28 setembro 2012

Como Criar uma Pasta Pessoal Protegida por Senha
no seu Computador ou Pen Drive


No mundo virtual, esbarramos a toda hora com páginas, arquivos, textos e vários outros conteúdos de acesso restrito, os quais necessitam de senha especial para serem usados ou até mesmo visualizados por terceiros. E qualquer um de nós podemos também lançar mão deste recurso para guardarmos e  protegermos documentos, fotos, textos, vídeos, audios, ou qualquer outra coisa que seja de conteúdo mais pessoal, importante e que não pode ser perdido ou exposto às iniciativas imprevisíveis de qualquer curioso.

Os motivos para que as pessoas protejam pastas com senhas são os mais diversos. Você pode, por exemplo, usar um PC (ou Pen Drive) compartilhado e querer proteger informações confidenciais ou apenas resguardar-se da perca de dados fundamentais que você não pode se dar ao luxo de perder. Dentre algumas maneiras de se fazer isto, existem algumas bem fáceis de serem executadas.

O processo é simples. Crie uma nova pasta num lugar de sua preferência para organizar todos os documentos que deverão ficar longe dos olhos alheios. Ao juntar este documentos, selecione todos, aperte o botão direito do mouse sobre o que foi selecionado e no menu “Enviar para” escolha a opção “Pasta Compactada”. A pasta zipada será criada instantaneamente no mesmo lugar onde estão os arquivos originais.

Antes de determinar a senha para esta pasta zipada, vale um lembrete: caso os documentos sejam realmente necessários e importantes, seria sensato guardá-los em outra mídia também, pois frequentemente o usuário se esquece da senha definida. Além desta clássica instrução de se fazer este backup, outra opção é enviar a sua pasta compactada, sem qualquer senha ainda, para os serviços de armazenamento online ou ainda para seu próprio e-mail, se o tamanho do arquivo permitir.

Continuando a primeira opção, então dê um clique sobre a nova pasta compactada, que deverá ter todos os documentos selecionados, e, após clicar sobre o menu “Arquivo”, escolha a opção “Adicionar Senha”. Na nova janela que abrirá, o Windows pede que o usuário digite duas vezes a senha escolhida. Confirme o termo que você escolheu e aperte “Ok”. Pronto. Desta maneira, você criou uma pasta compactada que só pode ser acessada pelas pessoas que saibam a senha pessoal.

Para aumentar a segurança, o usuário pode criptografar os dados. Ainda que não seja absolutamente segura, a função impede que documentos sejam abertos fora do computador onde foram protegidos - o seu, no caso. Para isso, selecione os documentos e, com o botão direito, clique em “Propriedades”. Na aba “Geral”, clique em “Avançado” e selecione a opção “Criptografar o conteúdo para proteger dados”.

Agora, uma notícia ruim. Esta ferramenta do Windows não impede que um usuário mal intencionado delete a sua pasta zipada! Por isto, vale frisar o lembrete acima, de que, se os dados são realmente importantes, a definição da senha não assegura totalmente as informações guardadas e, portanto, reafirmo a necessidade de se fazer um backup.

É também por isto que eu prefiro esta opção que vou descrever agora! Existe uma outra maneira ainda mais fácil de você conseguir esta pasta com senha e ainda tirar esta possibilidade de alguém mal intencionado, simplismente deletá-la.

Com um simples programa chamado "MV Folder Protector" você conseguirá realizar esta proteção desejada. Existem alguns outros programas semelhantes, mas este eu já usei e indico. O endereço para download gratuito dele é este "aqui".  É um arquivo pequeno, que depois de descompactado é de simples e intuitiva instalação. É só seguir as instruções de instalação do fabricante, que aliás é brasileiro, mas se acharem complicado é só ler as instruções neste link "aqui".

"MV Folder Protector" protege pastas e ficheiros com uma senha, criando um ícone que se instala na barra de sistema e que, ao clicar com o botão direito sobre ele, as opções do programa aparecem. "MV Folder Protector" impede qualquer pessoa de apagar, alterar, criar ficheiro ou um diretório e evita a contaminação por vírus. Além do mais, ao colocarmos o cursor do mouse em cima da pasta, vizualizamos a informação de "pasta vazia" e as tentativas de acesso sem a palavra-chave (senha)  resultarão na frase "acesso negado". Façam bom proveito! Espero ter correspondido à espectativa do leitor que me perguntou à respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



                                                     AVISO IMPORTANTE:
       Amigos, informamos que não atenderemos pedidos de links feitos através dos "Comentários", pelas "Redes Sociais", ou ainda pelo "Chat" do blog. Com o intuito de    agilizarmos o atendimento os leitores deverão usar exclusivamente o "Email" do blog.
 

                        ENCONTRE-NOS NAS REDES SOCIAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...